terça-feira, 1 de julho de 2008

A semana da hipocrisia – Epílogo – Did I leave a bad taste in your mouth?

Ufa, demônios expurgados. Mas sinto um pouco de medo de que a acidez tenha corroído o blog. Então, resolvi encerrar a semana da hipocrisia fornecendo um antídoto contra a mesma – minha receita de biscoitos de chocolate e laranja. Ela atua contra a hipocrisia em três frentes. Em primeiro lugar, ela leva manteiga. Muita manteiga, esse ingrediente condenado pelos hipócritas que querem viver muito para passar muitos anos assistindo Zorra Total. Em segundo lugar, quando o biscoito estiver na sua boca, você será tomado por tanto prazer que não conseguirá disfarçar. E em terceiro, porque eu serei totalmente honesta: essa receita dá muito trabalho!


Biscoitos de laranja e chocolate da Lady Jass (baseado numa receita do Cordon Bleu, livro Receitas Caseiras de Chocolate)

200 g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente. Use a melhor manteiga que encontrar, eu sugiro a francesa Prèsident. Nunca use manteigas com gosto mais rançoso, do tipo Aviação.
5 colheres (sopa) de açúcar granulado fino.
Raspas da casca de 1 laranja madura (é difícil raspar sem pegar a parte branca, mas tente seriamente porque a parte branca é bem amarga e ruim. Se você for meio estabanado como eu, não conseguirá aproveitar a casca de uma laranja inteira, então raspe mais uma metade, senão o biscoito não pegará gosto).
250 g de farinha com fermento.
1 barra de chocolate meio amargo em pedaços (170 a 200 g). De novo, tente comprar o melhor chocolate que o seu bolso permitir.


Aqueça o forno a 190º C. Unte uma fôrma grande com manteiga derretida.
Amacie a manteiga com uma colher de pau, adicione gradualmente o açúcar e as raspas de laranja e bata (na batedeira) até obter um preparando esbranquiçado. Peneire a farinha e misture nesse preparado (com as mãos) até ligar. Faça bolas de massa do tamanho de nozes. Coloque-as na fôrma untada e as achate com um garfo molhado. Leve para assar até que os biscoitos estejam dourados. Fique na cozinha enquanto isso porque o cheiro deles assando é a forma mais concreta que eu já vi a felicidade assumir.

Retire os biscoitos do forno e deixe-os esfriar. Forre uma outra fôrma com papel alumínio ou papel manteiga. Derreta o chocolate em banho-maria. Mergulhe cada biscoito no chocolate derretido, mas sem mergulhá-lo por completo, só metade dele deve ficar coberto com chocolate (como se fosse uma meia-lua mesmo), deixe escorrer um pouco e coloque na fôrma. Leve a fôrma com os biscoitos para a geladeira e deixe lá até o chocolate firmar.

Os biscoitos podem ser conservados por até uma semana, em um recipiente fechado, mas eu tenho certeza que eles não durarão tudo isso.

Um comentário:

Roberto Wolvie disse...

Fantástico mesmo o desfecho da "semana". É o tipo de desprendimento de conteúdo que eu queria dar pro meu blog.
Quanto aos biscoitos, eles são excelentes. Você, que está lendo esse comentário e que resolveu mesmo fazer os biscoitos,siga com precisão a receita. O resultado é mais do que merecemos de tão bom.